Em 2022, foi iniciada uma campanha europeia que pretende mostrar aos consumidores as verdadeiras condições em que vivem as aves exploradas para a produção de frango.
Esta campanha, intitulada de “Escândalo do Lidl”, tornou públicas imagens chocantes de violência em explorações de produção de frango fornecedoras da cadeia de supermercados Lidl, através de investigações em países como a Alemanha, Espanha, Itália, Espanha e Áustria. Em todas as investigações reveladas, a crueldade é comum, o que prova que estes não são casos isolados, mas sim a realidade de milhões de seres conscientes vítimas da exploração para consumo humano.
É pedido ao Lidl, por uma significativa lista de ONG’s europeias, que adira ao European Chicken Commitment, contudo, até à data, o Lidl não assumiu nenhum compromisso para melhorar as condições de vida destas aves, ao contrário de outras empresas.
A ADA aliou-se a esta campanha, a fim de mostrar aos consumidores as práticas comuns e legais na UE, tendo entrado pela casa dos portugueses através de uma reportagem da RTP1 e artigos em vários jornais, como no Público.